O site bom prá cachorro!
Home » , , , » Oitenta cães podem ser mortos pelo Centro de Zoonoses em Natal-RN

Oitenta cães podem ser mortos pelo Centro de Zoonoses em Natal-RN

Written By CACHORRO BOM on quarta-feira, 3 de abril de 2013 | 23:02

O Centro de Controle de Zoonoses de Natal (RN) deve matar 80 cães nos próximos dias. A informação foi confirmada pela gerente técnica do órgão, Isabelle Ribeiro, que esclareceu que o procedimento é rotineiro, padronizado pelo Ministério da Saúde, e realizado em cães portadores de doenças como raiva, calazar, toxoplasmose e leptosprose.

A matança dos oitenta cães que estão no CCZ estava marcada para esta quarta-feira (3), mas uma polêmica nas redes sociais pode ter adiado o procedimento. “A ‘eutanásia’ seria hoje, mas está havendo muita polêmica, estão dizendo que nem todos os animais estão doentes e para provar que a gente realmente está eutanasiando (sic) somente cães doentes, vamos refazer os exames de todos”, disse Isabelle Ribeiro.

De acordo com a gerente técnica do CCZ, o resultado dos exames deve sair em 24 horas. “Nós queremos apenas nos resguardar com esses exames, mas todos os animais passaram por avaliações clínicas”, disse.

Ela explicou que a ‘eutanásia’ de cães acontece duas vezes por semana no Centro de Controle de Zoonoses de Natal, e que todo o procedimento é padronizado pelo Ministério da Saúde. “Os animais não sentem dor porque, a princípio, é aplicado um analgésico e, em seguida, uma injeção de cloreto de potássio”, disse a gerente.

Isabelle explicou ainda que os oitenta cães que passariam pelo processo da eutanásia nesta quarta-feira (3) foram recolhidos em casa pelo Programa de Controle da Raiva e Leishmaniose Visceral. “Os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses visitam as residências, coletam sangue e o material é enviado para análise. Quando dá positivo, os técnicos buscam o animal para ‘sacrificá-lo’”, explicou.

Fonte: G1
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template