O site bom prá cachorro!
Home » , , , , , » Castigos não educam nem disciplinam cães

Castigos não educam nem disciplinam cães

Written By CACHORRO BOM 619.98128200 on quarta-feira, 22 de maio de 2013 | 17:31


Cães não entendem as punições de maus comportamentos. Saiba como aplicar reforços positivos e educar seu cão sem maltratá-lo.
Muitos tutores de cães reclamam que tentam estabelecer limites para os maus comportamentos de seu animal, mas não conseguem fazer estas iniciativas surtirem efeito. Geralmente nesses casos os cães estão tendo uma interpretação errada das punições aplicadas sobre eles, pois estas não são adequadas.
Foto: Reprodução
Isolamento não é educativo
Como cães são extremamente sociais e não gostam de ficar sozinhos, muitas pessoas aplicam o isolamento do animal como um castigo, porém, apesar de o animal entender que este momento sem interação é uma reprovação, ele não saberá identificar o porquê da censura e o que mudar em seu comportamento.
Assim sendo, para animal o isolamento passará a ser interpretado como uma maldade do tutor. Animais que ganham a solidão como punição, podem desenvolver traumas psicológicos, passando a encarar qualquer ausência do tutor com estresse, sofrendo de ansiedade de separação, comportamentos compulsivos ou hábitos de automutilar-se.
Estimular  o cão a ser dependente da constante presença e interação com o tutor não é positivo nem para o animal, nem para o humano, pois ambos precisam sentir-se livres para fazer atividades individualmente.
Outra falha no castigo  de isolar o cão é o fato de que muitos animais, antes de terem este castigo aplicado conseguem se divertir com o tutor dando-lhe atenção, tentando pegá-lo e se comunicando com ele. Mesmo com o posterior desagrado da incomunicação, o animal entende esta disposição que o tutor dedicou a ele por alguns instantes na aplicação do castigo como uma recompensa.

Disciplina sem castigo
A maneira ideal de educar cachorros é nunca aplicar disciplina com algo que maltrate o animal, mantendo uma comunicação por meio de ações objetivas, que promovam associações lógicas simples capazes de direcionar o cão para a repetição e hábito dos bons comportamentos.
Foto: Reprodução
O estabelecimento de delimitações sobre o que são atitudes certas e erradas deve ser feita com os chamados reforços positivos.
As repreensões devem ser impedimentos na realização de atos negativos – como um puxão na guia; sustos não-traumatizantes – como barulhos que espantem e desviem a concentração do animal em prática o mau comportamento; ou desconfortos físicos que não machuquem o cão – como borrifadas de água no focinho. Sempre tomando muito cuidado com o animal.
Já as recompensas devem ser claros agrados ao cão quando este se comportar da maneira que se gostaria que fosse seu padrão. Dar carinhos, atenção, brincar junto, oferecer benefícios como petiscos saborosos e brinquedos que os agradem são alguns exemplos.
É essencial lembrar que como o animal só consegue vincular erros e acertos por meio de lógicas simples, as advertências e as compensações sempre devem ser imediatamente após o comportamento inadequado ou adequado.
Para quem quer obter resultados educativos mais rápidos, é interessante dedicar um tempo para fazer atividades junto com o animal que o induzam a acertos e erros e aplicar as medidas disciplinadoras conforme cada caso. O importante é manter o empenho e a proximidade com o cão para que ele confie em seu tutor e melhore sempre sua sociabilidade.
Fonte: Pet Mag
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template