O site bom prá cachorro!
Home » » Inflação dos pets sobe cinco vezes mais

Inflação dos pets sobe cinco vezes mais

Written By CACHORRO BOM on sábado, 18 de agosto de 2012 | 01:27


 - Por José Gabriel Navarro e Luciele Velluto -  
Quem tem bicho de estimação precisa estar preparado para o aumento de preços nos serviços oferecidos em clínicas veterinárias, pet shops e hotéis para animais de estimação. 
O custo para manter as mascotes saudáveis e bem arrumadas subiu cinco vezes mais que a média geral dos produtos e serviços oferecidos em São Paulo e na região metropolitana.

Um dos principais índices de inflação calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostra alta de 10,84% na capital em relação ao preço de tratamentos e produtos para animais no acumulado de janeiro até o fim de julho deste ano. No mesmo período, o índice geral, que abrange todos os produtos e serviços, foi de 2,2%.
“Já estava preparado para esses aumentos e todos os gastos quando resolvi ter o Rick. Me preparei como se fosse um filho. O veterinário subiu uns 20% em um ano, mas não tem como deixar de levar para tomar vacinas ou exames”, conta o comerciante Claudio André Sacco, de 34 anos, dono do shih-tzu Rick, de um ano e meio.

Para o programador Felipe Alonso, de 34 anos, que tem o galgo Rainer há cinco anos, os serviços não podem ser avaliados só pelo preço.
 “É um serviço de confiança, não tem como mudar de profissional se o preço sobe. O veterinário é como um médico para nós, humanos.”
Mais atenta aos custos mensais do labrador Marley, a chefe de cozinha Cristiny Veiga, de 38 anos, está sempre acompanhando os preços dos serviços para seu cão, que frequenta uma creche para animais durante a semana.
“Estou sempre de olho e sei que estou pagando por um bom serviço e dentro da média. Mas também há a questão de o animal se acostumar com o lugar e com as pessoas, o que não permite a mudança a qualquer momento”, diz.

Reajuste
O presidente do Sindicato Patronal de Médicos Veterinários (Sinpavet) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais em São Paulo (Anclivepa-SP), Ricardo Coutinho do Amaral, disse não acreditar no índice apontado pelo IBGE.

Já a coordenadora da câmara setorial de lojistas de pet shop do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), Valquíria Furlani, atribui a inflação ao crescimento do setor no Brasil. O Ministério da Agricultura, que no mês passado criou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva dos Animais de Estimação (PET), calcula que o segmento movimentou de R$ 18,2 bilhões em 2011, gerando cerca de 3 milhões de empregos.
“Antigamente, pet shop nos fazia pensar só em banho e tosa. Hoje há uma gama muito maior de serviços: babás, hotéis, cabeleireiros, creche, tratamentos homeopáticos e de acupuntura, entre outros”, diz Valquíria.

Ela cita ainda dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), segundo os quais a parte de serviços representava 8% do faturamento de um pet shop em 2010. “Em 2011, essa porcentagem chegou a 11% e, neste ano, deve chegar a 15%.”
Dos 44 mil estabelecimentos paulistanos vinculados ao Sindilojas-SP, 5 mil são pet shops. Valquíria acredita que a inflação deve seguir em alta porque o setor está se sofisticando. A preocupação do Ministério da Agricultura em criar uma câmara voltada para ele seria o sinal mais claro disso. “Se sem organização a coisa já estourou, imagine agora, com o mercado mais estruturado, com mais possibilidade de sucesso.”
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template