O site bom prá cachorro!
Home » » Tartarugas que seriam usadas em ceia de Natal são recuperadas em RR

Tartarugas que seriam usadas em ceia de Natal são recuperadas em RR

Written By CACHORRO BOM on sexta-feira, 23 de dezembro de 2011 | 19:32

Fiscais ambientais recuperaram 327 tartarugas e 
prenderam seis traficantes de animais silvestres 
                                               Glauco Araújo
Seis traficantes de animais silvestres foram presos na cidade de Caracaraí.
Durante uma operação que começou na quinta-feira (15) e terminou nesta quarta-feira (21), na região do baixo Rio Branco, em Caracaraí (RR). Segundo integrantes da ação, os quelônios seriam usados em ceias de Natal e tinham sido encomendadas aos caçadores por pessoas de alto poder aquisitivo.
As tartarugas, segundo analistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio), foram encontradas amarradas e ensacadas, prontas para serem levadas para Boa Vista, onde seriam vendidas. No mercado paralelo, as tartarugas maiores custam cerca de R$ 300 e as menores, cerca de R$ 100.
Além das tartarugas recuperadas -a maioria fêmeas em período de reprodução -, os fiscais apreenderam 311 ovos do animal. "A tartaruga é uma iguaria regional. Os ovos também são muito consumidos na região e dizem até que são afrodisíacos. Infelizmente, os ovos tiveram de ser descartados no rio, pois não havia como serem usados para consumo humano e nem para fins científicos. Tivemos mais sorte com as tartarugas, que estavam todas vivas e puderam ser recolocadas no rio. Vão ficar longe das panelas", disse Antonio Lisboa, chefe do Parque Nacional do Viruá e analista ambiental do ICMBio.
Segundo os fiscais, o grupo preso teria informado que as tartarugas tinham endereço certo. "Eles disseram que pessoas e famílias de alto poder aquisitivo tinham feito as encomendas das tartarugas e a operação acabou atrapalhando o planejamento de muita ceia de Natal", disse Lisboa.
A operação, que deve se prolongar até sexta-feira (30), contou com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Polícia Militar Ambiental de Roraima. "Foram registrados 23 autos de infração. Entre os crimes cometidos estão tráfico de animais silvestres, maus tratos a animais e formação de quadrilha", afirmou Lisboa. Todos foram levados para a Penitenciária Agrícola Monte Cristo.
De acordo com o coordenador da operação, Azemar Marques, do Ibama, foram destruídos quatro "currais" onde as tartarugas eram estocadas, seis acampamentos e várias embarcações usadas pelos caçadores. "O período de reprodução das tartarugas ocorre entre dezembro e fevereiro."
Como estratégia, os fiscais realizaram a maior parte das apreensões durante a noite, período usado pelos caçadores para tentar burlar a fiscalização.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template