O site bom prá cachorro!
Home » , , , , , , , » A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO EM CÃES E GATOS

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO EM CÃES E GATOS

Written By CACHORRO BOM on domingo, 14 de fevereiro de 2016 | 21:08

A Importância Dos Conselhos De Um Bom Veterinário!
A melhor solução para quem ama seu bichinho de patas é vaciná-lo. 
Doutora Michele P. Alfaia Santos.
"É muito importante falar sobre a prevenção de doenças, principalmente falar da 
importância da vacinação em Cães e Gatos".


Ao adotar um cachorrinho ou gatinho, é essencial que o seu responsável se preocupe em saber se esses bichinhos estão em boas condições de saúde e isso inclui uma visita ao Médico Veterinário.
 O profissional irá  avaliar o animal, sobre sua condição e deixar o dono informado sobre as datas e os tipos de vacinas mais importantes.







Os cães devem ser vacinados a partir de 45 dias de vida, com a vacina múltipla, mais conhecida como V8 ou V10. Essa vacina protege contra cinomose, parvovirose, coronavirose, parainfluenza, adenovirose, hepatite infecciosa e leptospirose canina.





Os intervalos entre as vacinações variam entre 21 a 30 dias, e são recomendadas 3 ou 4 doses, dependendo do fator de risco e da região em que o animal vive. Depois disso, o cão deve receber uma dose dessa vacina anualmente. Ao término dessas doses o animal deverá ser vacinado contra a raiva, que é uma zoonose, ou seja essa doença pode ser transmitida ao homem. Essa vacina será repetida anualmente. 
Em algumas regiões é necessário vacinar o animal também contra a Leishmaniose. Essa doença é transmitida através da picada de um mosquito, conhecido como “mosquito palha”, e afeta tanto seres humanos como animais domésticos e silvestres.


A Leishmaniose canina é uma doença tratável, mas depois de contaminado, dificilmente terá  cura, a doença é, transmitido pela picada do "mosquito palha".

Como tratar a Leishmaniose Visceral Canina.
Na próxima matéria será abordado o tema.

A vacina da Traqueobronquite Infecciosa Canina (Tosse dos Canis/ gripe canina) é considerada opcional, ou seja, o proprietário é alertado sobre a existência da mesma, e decide juntamente com o Veterinário se deve ou não vacinar o seu animal. Essa doença é altamente contagiosa entre os cães, sendo causada por vários agentes infecciosos, entre eles bacterianos e virais. 

Os sinais clínicos lembram muito um quadro de resfriado humano, com tosse, espirros, febre, falta de apetite e coriza.

Um fato muito importante  é que nenhuma vacina tem garantia de 100% de proteção. Apesar de ser a melhor forma de prevenir contra as doenças, ela é apenas uma pequena parte do processo de imunização. 



Outro fato importante, é ter uma qualidade de vida saudável.


Existem casos de animais que não respondem adequadamente as vacinas, e desse modo, não ficam protegidos. Isso pode ocorrer em animais que estejam doentes, com sistema imune debilitado (ou que estejam fazendo tratamento com medicações que deprimem o sistema 
imune como: "'cortisona".

É importante saber que qualquer produto injetável, incluindo vacinas, pode causar reações após a aplicação, sejam elas locais ou generalizadas. A mais brandas observadas são: nódulo/inchaço no local da aplicação, que pode ser dolorido ou não, mas também podem ocorrer reações mais sérias como reação alérgica aguda. 
Caso observe alguma reação, o seu Médico Veterinário deverá ser alertado.



Quanto a vacinação dos gatos são de extrema importância para que a saúde e o bem-estar dos bichanos, e quem deseja ter um felino como parte da família, deve estar ciente da importância que essa imunização tem na vida dos animais.



Levando em conta que o sistema imunológico dos gatos filhotes ainda não é completamente desenvolvido, esse cuidado se torna ainda mais preciso na primeira fase da vida dos bichanos, que podem garantir sua proteção contra viroses que acometem o sistema imunológico,podendo levá-los a morte. 

vacinação se começa com dois meses e permite a imunização de doenças como Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, e Clamidiose, a vacina 
quádrupla – conhecida como V4 (Quadrupla)– é, na maioria das vezes, a 
escolha de quem busca a proteção de seus novos gatinhos. 
Entretanto, e tem ainda a vacina V3,(triplice) que previne contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose e não esquecendo da anti-Rábica que também como em cães é 
uma zoonose.

A melhor solução para quem ama seu bichinho de patas é vaciná-lo corretamente, assim você estará preservando não só a a saúde dele como a de toda sua família.
Pois algumas delas são transmissíveis aos seres humanos.
(zoonoses) –: Leptospirose e Raiva.


Michele P. Alfaia dos Santos
Médica Veterinária
CRMV-DF 2885
Duvidas entrem em contato: WhatsApp. (61) 8111-1945
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template