Turismo 'animal' organiza viagens para donos levarem os cães
Empresária organiza eventos para pets, donos e amigos.
Entusiasmo dos clientes ajuda a divulgar o negócio, que cresce 35% ao ano.
- Do PEGN TV - A empresária Larissa dos Santos enxergou uma boa oportunidade de negócio para faturar no mercado para pets, o turismo animal. Ela montou uma agência que organiza eventos e passeios para animais de estimação, donos e amigos.
Formada em turismo, Larissa adora viajar, mas sempre teve dificuldade de levar junto o animal de estimação, uma cadela Golden de 40 kg chamada Cleo. A carência de mercado aguçou o espírito empreendedor de Larissa, que montou uma agência especializada em turismo para cães.
“Eu fiz uma pesquisa e percebi que nos EUA e Canadá, que já são desenvolvidos, há várias empresas que atuam nesse mercado, que tem essa cultura de viajar com as animais. Aqui no Brasil também havia demanda, mas não havia oferta, então o mercado estava aberto a essa proposta”, diz.
A empresária investiu R$ 3.500,00 no negócio. Ala montou um escritório em casa, usou um computador que já tinha e fez um site, que orienta sobre transporte do animal e preparo da bagagem dele.
Larissa cria e adapta roteiros em parceria com hotéis que aceitam animais. Para divulgar o negócio, não encontrou dificuldades.
“Gera bastante interesse. Quando a gente solta textos ou divulga eventos, as pessoas convidam outras para verem esses textos, mandam os links, então cada vez mais é um tema que atrai a atenção das pessoas.”
Natureza
A empreendedora vende pequenas viagens, em geral com caminhadas na natureza. Ela busca municípios com infraestrutura e muito verde, como Socorro, a 130 km da capital paulista.
Antes de vender as excursões, a empresária percorre e testa cada roteiro com a Cleo. É preciso ver, por exemplo, se a trilha não é muito extensa, se existem vias por onde os cães podem fugir, e, principalmente, se tem água no percurso.
A empresária prepara tudo para a chegada dos hóspedes. Em cada quarto, ela deixa um kit com toalha, sacola e petiscos. O segredo é fazer boas parcerias para não ter custo.Antes de vender as excursões, a empresária percorre e testa cada roteiro com a Cleo. É preciso ver, por exemplo, se a trilha não é muito extensa, se existem vias por onde os cães podem fugir, e, principalmente, se tem água no percurso.
“Nós temos parceria com um grupo atualmente de cinco empresas, que fornecem produtos e serviços e através disso eles divulgam sua marca aos nossos clientes”, afirma.
Os turistas chegam e são recebidos com festa. Um caminhão os leva até a trilha. “Eu prefiro
fazer atividades que incluam meus animais”, diz Neila Feltan, que já utilizou dos serviços de Larissa.
Cães e donos caminham entre galhos, pedras, subidas, cachoeiras e barro. Esse tipo de roteiro, na natureza, está entre os mais procurados. “A maioria deles são animais de apartamentos, eles vivem presos. Então essa é a oportunidade de eles interagirem com a natureza, de terem liberdade, correrem soltos, de nadarem, por isso [o roteiro] é preferido”, afirma Larissa.
Um passeio de dois dias custa de R$ 70 a R$ 330 por pessoa, mais R$ 40 por cão.O valor inclui hotel e a empresa sempre leva um adestrador para socializar os cães, evitar brigas e fugas.
O percurso leva duas horas. São cerca de três quilômetros de caminhada.
A empresária vende dois passeios por mês, com média de 25 cães em cada um. Ela conta com o entusiasmo dos clientes para divulgar o negócio, que cresce a taxas de 35% ao ano.
“Eu aposto firme nesse mercado. Você vê, a gente passou por trilhas com várias cachoeiras, contato íntimo com a natureza, uma paisagem maravilhosa, as pessoas não têm oportunidade no dia a dia estressante”.
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