O site bom prá cachorro!
Home » , , , , , » Equipe da Zoonoses fará exames e orientará moradores sobre leishmaniose no DF.

Equipe da Zoonoses fará exames e orientará moradores sobre leishmaniose no DF.

Written By CACHORRO BOM 619.98128200 on segunda-feira, 8 de abril de 2013 | 14:37

Este ano, cinco animais já morreram no Condomínio Quintas Bela Vista
Fonte: Correio Braziliense 
A leishmaniose assusta moradores de condomínios do Jardim Botânico. Casos de cães diagnosticados com a doença se multiplicam e levam medo para a região, onde um bebê de 10 meses foi contaminado no ano passado e morreu. Não há dados oficiais de cachorros infectados pelo mosquito palha, mas é comum encontrar proprietários de animais sacrificados no bairro. No próximo sábado, a Zoonoses vai montar uma tenda em frente à Administração Regional para examinar os bichos de estimação gratuitamente e recomendar cuidados para evitar a leishmaniose. Limpar o terreno, retirar as fezes dos animais dos canis e fazer exames anuais nos cachorros são medidas que podem afastar a tão sofrida decisão pela eutanásia.

Somente no Condomínio Quintas Bela Vista, por exemplo, cinco cachorros morreram após serem picados pelo mosquito infectado pelo protozoário Leishmania chagasi nos últimos seis meses. Três deles foram sacrificados, e dois morreram em decorrência das complicações provocadas pela doença. Preocupados, os moradores do loteamento assistiram a uma palestra do veterinário da Zoonoses Laurício Monteiro há duas semanas. “Fiz contato com dois veterinários de clinicas próximas e recebi informações sobre um surto de leishmaniose aqui no bairro. Existem casos confirmados em vários condomínios da região, e começaram a surgir cães doentes no condomínio”, conta o síndico Ênio Moreira Viotti. “Na palestra, soube que o primeiro foco da doença veio da Fercal, mas nossa região também é de risco. Estamos em uma área repleta de vegetação e de fauna silvestre. Ficamos assustados”, afirma Ênio.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template