Golden retrievers, pugs e vira-latas que ajudam no tratamento de idosos com dificuldade de locomoção, crianças com autismo, dependentes químicos, entre outros, participarão da terceira edição do Petshow.
Os cachorros estarão no estande da TAC (Terapia Assistida por Cães), associação que promove a utilização dos bichos como facilitadores e mediadores de atividades terapêuticas destinadas à reabilitação física, emocional ou social.
Wagner Ávila/Divulgação |
Wagner Ávila/Divulgação |
Wagner Ávila/Divulgação |
Wagner Ávila/Divulgação |
Um fisioterapeuta, uma psicóloga e uma pedagoga explicarão como funciona a terapia e quais os benefícios, enquanto os cães poderão interagir com o público.
Além da TAC, outros três grupos voltados para o uso de animais em auxílio a pessoas estão confirmados para participar da feira.
A Associação Cães Guias de Cegos levará alguns cães-guia com seus usuários e outros animais que ainda estão em treinamento. A ONG mostrará como é o dia a dia de uma pessoa com deficiência visual e seu guia.
Os cães levam em média um ano para serem treinados, mas precisam ser escolhidos e preparados desde filhotes. O treinamento de um cão-guia custa, ao longo do processo, cerca de R$ 25 mil. As pessoas com deficiência, no entanto, não precisam pagar pelos bichos. A ONG não recebe dinheiro do governo e depende de parcerias com empresas para custear o treinamento dos cães. "A gente espera fazer mais parcerias com a presença na feira", diz Mônica Araújo, advogada e presidente da associação.
O Ibetaa (Instituto Brasileiro de Educação e Atividade Assistida), que também promove tratamento terapêutico com uso de cães, e o Projeto Vida/Coletiva animal, que trabalha com o preparo dos bichos para essas atividades, também participam da convenção.
Duas ONGs que cuidam de animais abandonados também estarão na Petshow: a Associação Focinhos de Ribeirão Preto e a Cão Paixão.
O objetivo inicial da feira, no entanto, é a divulgação de produtos para pets, como roupinhas, brinquedos e acessórios --vai ter até óculos de sol canino. O segmento de produtos e serviços para animais de estimação faturou R$ 13,8 bilhões no Brasil no ano passado.
Pet Show 2013 - Centro de Exposições Imigrantes, rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, SP. Tel.:
0/XX/11/5585-4355. De 7/3 a 8/3, das 13h às 20h30, somente para profissionais do setor. De 9/3 a 10/3, das 10h às 19h, aberto ao público. Grátis.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !