O site bom prá cachorro!
Home » , » CCZ em Brasília pratica eutanásia em cães saudáveis

CCZ em Brasília pratica eutanásia em cães saudáveis

Written By CACHORRO BOM 619.98128200 on quarta-feira, 11 de julho de 2012 | 00:23

ATENÇÃO, VEJA ATUALIZAÇÃO DE NOTÍCIAS SOBRE O CCZ ZOONOSES DE BRASÍLIA
- AQUI

- Por Daniela Novais -  
Correu na internet uma grande comoção mundial que tenta salvar a vida do cachorro Lennox, que foi condenado à morte por parecer com um pit bull  (+aqui).
O que pouca gente sabe é que em Brasília, no Distrito Federal isso se tornou uma prática comum.
Cães de raças como fila, rotweiller e pit bull já chegam ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) condenados e não têm a mínima chance de serem adotados e encontrarem novos lares.
O mais absurdo é que esses cães são submetidos a eutanásia, como medida de segurança, independente do estado de saúde do animal. 
Atualmente, o CCZ não permite sequer que sejam tiradas fotos para promover a adoção destes animais e eles morrem mesmo sem ter qualquer histórico de comportamento agressivo.

Petição
Os grupos brasilienses de proteção animal, Proanima e BSB Libertação Animal mantêm uma petição na internet  para que se busque outra saída, que não seja a matança de animais saudáveis, tratáveis ou reabilitáveis no CCZ de Brasília.
O Proanima acredita ainda que é necessário que haja alternativas para combater a superpopulação, como campanhas de esterilização gratuita de caninos e felinos, como função de saúde pública do Distrito Federal.

Além disso, o grupo é contra a prática de políticas de erradicação de exemplares de raças ditas perigosas.
“Nossa posição é a de que qualquer cão de qualquer raça deve ser apropriadamente socializado e criado de maneira responsável. Acidentes de mordedura ocorrem com cães de qualquer raça, normalmente dentro de casa, com membros da família como vítimas”, afirma Simone de Lima, coordenadora do Proanima. Os protetores cobram ainda maior transparência com relação aos dados dos bichos que entram e saem do CCZ.

Socialização
Para Simone, isso ocorre não por causa das raças, mas por conta de uma criação e manejo inadequado dos cães. A maior parte dos acidentes envolve cães que não foram socializados e vivem acorrentados ou isolados em canis, o que é uma experiência cruel e perturbadora para um animal social como o cão. “Quando um cão morde depois de ser provocado, mal socializado, mal manejado, ele paga com a vida pelos erros dos humanos? Não é justo”, afirma.

O grupo defende que haja incentivo à adoção dos animais sob responsabilidade do CCZ, campanhas que incentivem a guarda responsável. Além disto, o grupo defende que o CCZ deixe de receber animais abandonados, já que abandonar animais é ilegal e deveria ser enquadrado na a Lei 9.605, que prevê sanções para maus-tratos contra animais, que pode chegar a um ano de prisão e multa, que pode variar entre R$ 500 e R$ 3 mil.

Clique aqui para ler íntegra de uma carta dirigida ao CCZ, falando sobre a prática de eutanásia em animais saudáveis.

SERVIÇO:
CCZ Brasília: Estrada do Contorno do Bosque, SAIN, área especial, lote 04.
Tels: (61) 3341 2456 / 3343 1268 / 3341 1900. Das 8h às 18h. 
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template