A cada dia, dois animais são abandonados em frente ao Centro.
Criação de Conselho Municipal de Proteção aos Animais é discutida.
Do G1 AM
(Foto: Divulgação/Semcom) |
As estatísticas de animais abandonados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e vítimas de maus tratos foram os principais assuntos discutidos em uma reunião realizada para debater a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais.
Segundo o diretor do CCZ, o médico veterinário Francisco Zardo, em média, 600 animais, entre cachorros e gatos, são deixados pelos próprios donos no departamento a cada 30 dias. “Os motivos do abandono incluem: viagens, mudança de residência e, em alguns casos, o dono admite que simplesmente deixou de gostar do animal. Infelizmente, a maioria adoece e temos que aplicar a eutanásia”, disse Zardo.
Já o representante do Batalhão Ambiental, sargento Ruy Baraúna, informou que o órgão recolhe por dia dois animais, entre cachorros e gatos, vítimas de maus tratos, o equivalente a 60 animais por mês. “Chegamos aos locais através de denúncias e verificamos que os animais são agredidos ou ficam sem se alimentar por dias nas casas dos próprios proprietários”, afirmou.
Os representantes do Batalhão Ambiental e do Centro de Zoonoses defenderam a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais. “O conselho poderia ajudar a definir quem de fato seria o responsável no município pela fiscalização dos casos de maus tratos, questão que até hoje não foi definida no município”, afirmou.
A presidente da Organização Não Governamental (ONG)“Cachorreiros de Manaus” Érika Schloemp disse que somente a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais poderá concentrar de forma eficaz os crimes contra os animais e problemas de saúde pública, relacionados a eles. “Fico feliz de saber que agora finalmente a proposta do conselho está andando”,completou.
De acordo com informações da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o próximo passo para a criação do conselho ocorrerá com a realização da audiência pública sobre o tema no mês que vem na Câmara Municipal de Manaus.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !