O site bom prá cachorro!
Home » » Origem do Pastor Alemão

Origem do Pastor Alemão

Written By CACHORRO BOM 619.98128200 on sexta-feira, 5 de outubro de 2012 | 21:59

Existem diferentes teorias sobre as origens do Pastor Alemão: alguns dizem que a raça foi resultado do cruzamento entre diversas raças de cães pastores na Alemanha; outros dizem que foi o resultado espontâneo do cruzamento de cadelas pastoras e lobos. De qualquer modo, sabe-se que o primeiro registro de um cachorro "Pastor Alemão" data de 1882, em Hanover. 
Pastora Alemã Capa preta
 A raça começou sua expansão pelo mundo após a 1ª Guerra Mundial, quando alguns exemplares foram levados da Alemanha para a Inglaterra.
 Nesta época, no entanto, era conhecido pelo nome de Pastor da Alsácia, uma vez que considerava-se inadequado que o nome da raça pudesse invocar a lembranças da guerra contra a Alemanha.
 Apenas em 1931 o Kennel Clube da Inglaterra autorizou que a raça voltasse a ser conhecida como Pastor Alemão.
Existem variedade de pelo curto e de pelo longo, mas a de pelo curto atualmente só é aceita para shows e exibições não oficiais. O mais popular dos pastores é o chamado "capa preta", devido à coloração preta do pelo no dorso do animal.
 Existem também variedades que vão do amarelo escuro ao cinza, sendo que os pelos internos devem ser mais claros do que os externos (a não ser que o cão seja preto).

Obediente, leal, facilmente treinável e afetuoso com seu dono e com crianças são apenas algumas das qualidades que o fizerem chegar ao grau de paixão que desperta. Quem tem um pouco mais de idade lembra-se com certeza do Rin Tin Tin e do fiel cão Lobo, companheiro do herói nacional "Vigilante Rodoviário".

Com um corpo alongado, forte e musculoso, o Pastor Alemão é um dos animais mais corajosos que se tem notícia.

Desde sua descoberta, a raça tem sido usada para diversas atividades, especialmente devido à sua extrema inteligência (está em terceiro lugar no ranking de inteligência do pesquisador Stanely Coren) e caráter.


 Sua enorme capacidade de aprendizagem fez com que fosse utilizado durante a guerra (ver curiosidades anteriores), como cão da polícia (o que lhe valeu o "apelido" de cão policial), como cão de resgate, como guias para cegos e, finalmente, como cão de guarda, por sua destreza e agilidade no ataque.


Foram essas qualidades que fizeram dele o cão de maior popularidade, estando em primeiro lugar em número de registros em diversos países, como Espanha, Itália e, claro, na Alemanha. Na Inglaterra ocupa o segundo lugar e nos Estados Unidos e Canadá está em terceiro. No Brasil a raça está em quarto lugar, segundo a CBKC.


Por sua vocação ao trabalho, é um cão que precisa de muito exercício e, de preferência, passar por um treinamento para obediência. É capaz de acompanhar seu dono por quilômetros durante o cooper ou mesmo durante passeios de bicicleta. Ágil, sai-se muito bem nas provas de agility, onde não apenas utiliza sua avantajada composição física, como pode exercitar-se mentalmente, já que precisa adaptar-se às mudanças do percurso a cada prova. Apesar disso, pode viver em apartamentos, desde que possa dar longos passeios várias vezes ao dia.


 Para o treinamento para guarda, sugere-se que comece aos 4 meses, para que o cão adquira plena intimidade com o dono e cumpra adequadamente as funções de guarda-costas.


Como guia de cegos o pastor é um dos preferidos por seu porte e pela versatilidade que o caracteriza e por ser um cão com enorme senso de adaptação a situações novas e grande potencial na resolução de problemas complexos.


Sua pelagem espessa necessita de cuidados especiais como a escovação regular para que os pelos não formem nós.


Share this article :

Um comentário:

  1. tenho uma pastor com 3 anos capa preta muito linda eu gosto da raca,isac sape

    ResponderExcluir

Os proprietários do blog se reservam o direito de não publicar comentários de Anônimos. Se você acha que pode falar o que quiser, identifique-se com nome completo e telefone. Não se esconda atrás do anonimato.

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template