O site bom prá cachorro!
Home » , , , , » Doença do Carrapato -Erlichiose canina

Doença do Carrapato -Erlichiose canina

Written By CACHORRO BOM 619.98128200 on quarta-feira, 22 de maio de 2013 | 11:08

Erlichiose canina.
Conhecida popularmente como doença do carrapato, é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos do gênero Rhipicephalus sanguineus, comum nos cães e raro nos gatos.
A pulga e o carrapato precisam de calor e umidade para procriar, por isso é mais comum que se manifestem no verão.

Tem como agente etiológico principal a Erlichia canis. Tais carrapatos são encontrados no mundo todo, tendo os cães como hospedeiros principais.

A transmissão entre os cães ocorre quando o carrapato pica um cão doente e depois pica um animal sadio, inoculando o agente causador da doença. O carrapato pode transmitir a doença mesmo um ano após ter picado um animal infectado.



Os sinais clínicos apresentados pelo animal doente são variados, frente à resposta imunológica do animal à infecção. Quando o cão é picado por um carrapato transmissor, pode desenvolver a doença em três fases. 



Na primeira fase (fase aguda), o cão pode apresentar febre (temperaturas acima de 39,5ºC), perda de peso e perda de apetite. O animal ainda pode apresentar secreção nasal, ficar deprimido, apresentar sangramento nasal, sangramento urinário (hematúria), ter vômitos e apresentar pontinhos vermelhos na pele (petéquias); apresentar alterações respiratórias e insuficiência hepática ou renal.



Muitas vezes, devido às características inespecíficas da doença, o dono do cão nem percebe que o animal está doente e, apenas nesta fase aguda o animal infectado pode transmitir a doença.



Na segunda fase, ou fase sub-clínica, o animal pode não apresentar nenhum sintoma clínico, apenas apresentando alterações nos exames de sangue. Ocasionalmente, pode apresentar algumas complicações, como sangramento, inchaço das patas, perda de apetite, mucosas pálidas, uveíte (inflamação oftálmica), descolamento de retina, cegueira e gromerulonefrite (um quadro inflamatório renal).



Na terceira fase (fase crônica), o animal ainda pode se apresentar apático, magro e com maiores chances de adquirir outras infecções, além de alterações nos exames hematológicos, como a presença de anemia. É de grande importância o diagnóstico precoce da doença para que se obtenha sucesso no tratamento. Uma das formas de se saber se o seu cão está doente, é a realização de exames de sangue junto ao seu veterinário.


diagnóstico preciso também pode ser realizado com exames mais específicos, como a imunofluorescência direta, a técnida do PCR e o teste de Immunocomb. 
Há tratamento com vários medicamentos para os animais doentes, em todas as fases da doença. São utilizados antibióticos como a oxitetraciclina, o imidocarb, o cloranfenicol, a tetraciclina e, como droga de eleição, a doxiciclina. 
Às vezes, há a necessidade de se complementar o tratamento do animal com fluidoterapia (aplicação de soro) ou transfusões sangüíneas.


A prevenção deve ser feita principalmente através do controle de carrapatos, tanto dos animais de estimação como também dos locais onde eles vivem. Existem no mercado veterinário, vários produtos carrapaticidas que podem ser utilizados em seu animal de estimação para o controle dos parasitas tais quais coleiras, sabonetes, sprays e pour-on (ampolas de medicamentos que devem ser administradas no dorso do animal). Além disso, os cães doentes devem ser tratados com drogas específicas já citadas, para se evitar a transmissão, uma vez que ainda não há no mercado vacinas disponíveis contra a doença. 


M.V. MÁRCIO YUKIO CHIBA
Share this article :

26 comentários:

  1. o meu cao nao teve nenhuma dessas fases mais o exame de sangue deu presenca desse protosoario, mais meu cachorro parou de andar as patinhas estao travadas ele nao se mexe mais ele urina, come e bebe muita agua, pelo amor de DEUS alguem pode me ajudar com meu caozinho obrigado meu email e dagrama@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. meu caõ apresentou esses sintomas ,levei ao vet.fiz os exames de sangue e confirmou agora vou fazer utrosonografia para ver se tem outros danos.
    Estou muito triste.

    ResponderExcluir
  3. Meu cão já teve esta doença quando filhote e conseguiu se recuperar, hoje ele tem 5 anos, fizemos o exame de sangue e a veterinária disse que ele está novamente com a doença, sendo que ele nunca mais pegou carrapato pois tivemos o maior cuidado pois ele é o nosso tesouro. Gostaria de saber se é possível? Ela disse que a doença fica no animal pra sempre podendo se manifestar a qualquer momento?
    poderiam me explicar melhor este assunto obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tb ja teve essa doença e parece q esta com os sintomas novamente

      Excluir
  4. O meu cachorro está com o sintoma da doença ele apresenta sangramento nasal e as vezes secreção nos olhos mas come bem late o tempo todo se mostra bem disposto as vezes nem parece que esta doente eu fico feliz por ve-lo bem disposto mas ao mesmo tempo fico preocupada porque tenho 6 cachorro e tenho medo que eles fiquem todos com o mesmo problema já que o tratamento é demorado e fica um pouco caro para mim, eu Amo meus animais estou sofrendo muito com isso; porfavor se alguem poder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  5. eu tenho 6 cachorro e um deles está apresentando o sintoma da doença do carrapato esta com sangramento nasal anteriormente teve com secreção nasal e nos olhos estava com pouco apetite chamei a veterinária mas ela não pode realizar o exame de sangue para confirma porque ele é um cachorro de porte grande e fica muito violento quando ver pessoas estranhas. ele esta sendo medicado , esta melhorando mas eu estou preocupada porque tenho5 a mas tenho medo que elas também fiquem doente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu esta tipo assim. vc conseguiu curar seu cao? se sim, como? me ajuda

      Excluir
  6. cade as respostas das perguntas anteriores

    ResponderExcluir
  7. O meu cachorro morreu com essa doença. Ainda não me recuperei....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem to muito triste..a minha morreu hj com essa doença...na minha cas nunca teve carrapatos,nao sei como pegou a doença...muito triste :(((

      Excluir
  8. Olá boa noite!
    Será que poderiam me ajudar?
    Tenho um Pug com 09 meses, quando meu irmão voltou de Goiânia trouxe para mim, levei ao veterinário e foi diagnosticado sarna demodecica, ficou em tratamento com Mectimax desde dezembro/2011 até início de abril/2012.
    O veterinário fez os 03 raspados e nos dois últimos não acusou nada..Assim deram alta para ele. Estavamos nos programando para castra-lo, só que dia 03/05 ele teve dois desmaios e não deu mais nada. No dia 04/05 levamos no veterinário e o mesmo fez exame de sangue e disse que ele estava com uma pequena anemia, mas que não era nada preocupante, que deveriamos tratar a inflamação que foi acusada no exame de sangue, assim ele passou doxiciclina e Alcort por 10 dias,os dias se passaram e meu cachorro estava ficando pior, os desmaios estavam sendo frequentes, voltamos no veterinario e o mesmo disse que é para continuarmos com os medicamentos...Ficamos preocupados e levamos ele no Hospital 24hrs no dia 07/05 e a veterinário que o Atendeu fez um hemograma e disse que a taxa de sangue dele estava em 20, medicou e mandou para casa, no dia 08/05 ele teve uma melhora, só que á noite e a madrugada ficou bem pior, voltamos ao hospital (09/05) onde ele foi internado pois sua taxa de sangue estava em 14, dia 10/05 fez uma transfusão de sangue, ficando com a taxa em 40, ontem e hoje estava em 37. Hoje na hora da visita (18:00)ele estava bem, mas achei ele meio caidinho, o veterinário disse que ele iria ficar internado pois sua taxa havia caindo um pouco, mas não era nada preocupante, só iria ficar mesmo para observar e na segunda deveria fazer um novo hemograma. Por favor me ajudem, estamos desesperados, sem saber o que fazer!!! Tem algum exame detalhado que podemos pedir? Nos ajudem com urgência....
    Grata
    Luciana Oliveira (luaos1970@yahoo.com.br)
    11-6663.4800

    ResponderExcluir
  9. bon dia por favor preciso que min ajuden meu caçhorinho não apresenta neun destes sintomas mais outros como crises epileticas fez exame de sángue e diagnosticou doenca do carrapatp penço que não e pois ele fica entrevado e babando esta tomando Doxitec,hemoliton,Maltodex. não to vendo muito rezultado.oque faço.cleônia lucia (genildo lira75@HOTMAIL.COM)

    ResponderExcluir
  10. RIO 21/09/2012
    POR FAVOR ME AJUDE? TENHO UM CÃO DA RAÇA LABRADOR DO SEXO FEMININO ! SE CHAMA MEL ELA TEM 5 ANOS. É TEM APRESENTADO UMAS DOENÇAS COMO FALTE DE APETITE,NÃO TEM EVACUADO NEM URINADO .ESTÁ TOTALMENTE IMÓVEL COM ESTIVESSE PARAPLÉGICA AGOIRA NÃO ESTA MAS ENXERGANDO TEM ME ESTRANHADO ELA NÃO TEM ANIMO MAS PRA NADA E COMO SE ALA ESTIVESSE VEGETANDO EM VIDA ;LEVEI-A AO VETERINÁRIA ELE ME RECEITOU VIRAZOLE DE 250ML BUFERIM 500MG CERWIN 500MG AROVIT GOTAS E PROMUNDOG TABLETE MAS NÃO TEM ADIANTADO É COMO CADA DIA ELA ESTIVESSE MORRENDO AOS POUCOS POR FAVOR ME AJUDE JÁ NÃO SEI MAS O QUE FAÇO PARA QUE MINHA PRINCESA REAJA OBS:ELA NÃO TÊM CARRAPATO OU PULTO SEMPRE A LEVAMOS AO PET- SHOP NÃO GRATA EMAIL NIVEAMARRALYCG@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  11. oi meu nome e luzimar tenho um cachorro que eata doente,apareceu uns carroços no corpinho dele todo e nao estou tento condiçoes finançeiras pra leva-lo em um veterinario.tento ajuda-lo da maneira que posso mais nao estou aguentandando ve-lo nessa situaçao,queria muito que um veterinario ou alguem especializado na area podesse me ajuda estou desesperada nao quero que meu cachorro morra,ja faz 1 ano que perdi uma cadela so me restou ele por favor me ajudem,isso nao e um trote e uma dona simplesmente desesperada em nao poder ajudar seu cachorro,tenho certeza que alguem de bom coraçao ira me ligar e me ajuda,meu numero (61)86348956 ou (61)84598021 falar com luzimar,meu i-mail e luzimar.gvt@gmail.com obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure na sua cidade ONGS de protecao aos animais, eles tem muitos contatos e convenios com clinicas veterinarias e vao conseguir a consulta para vc.

      Excluir
  12. Oi minha cachorra esta com erlichiose, e esta em tratamento com doxiciclina 100 mg 02 vezes ao dia ou seja 12 em 12 hora( ela pesa 20KG), já tem 03 semanas o tratamento, ela melhorou um pouco mas tem dias de recaída. Agora entrei com vitaminas devido a falta de apetite e como prevenção da anemia, dois dias depois da vitamina notei que ela esta mais alegre, espero que fique curada pois a amamos muito. Boa sorte a todos que estão com seus amiguinhos doentes que Deus cure a todos.

    ResponderExcluir
  13. Quanto tempo um filhote de cachorro fica com anemia

    ResponderExcluir
  14. meu cachorro ñ tem nenhum desses sintomas,e o resultado do enxame de sangue deu plaquetas baixas,isso é a doença do carrapato?

    ResponderExcluir
  15. minha cadela teve a doença, mais estou tratando , só que ela esta rodando? oque devo fazer, ela brinca esta melhor com o tratamento mais esta rodando , anda um pouco e roda, oque devo fazer ,me ajudem por favor?

    ResponderExcluir
  16. mandei um recado, e não estou conseguindo ver , se me responderão, como faço ?

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus, meu bebezinho está com essa doença e esta muito magro, continua comendo e bebendo água normal, mais esta muito magro, ja comprei todos os remédios o veterinário disse que o tratamento demora 24 dias e depois faço outro exame, poxa estou péssima pois ainda estou no 4 dia de tratamento e estou com muito medo dele morrer...
    Me ajudem por favor o q mais posso fazer ?

    ResponderExcluir
  18. queria sabe nome remédio pra cura , já meus cachorros morrerão Jack,dritte,Max,joão e Maria só ficou Harry ainda não esta doente

    ResponderExcluir
  19. minha cachorra tem essa doença, mas esta controlada, só quando a imunidade dela fica baixa que a doença volta, a minha duvida é a seguinte, se ela pode pegar cria, se tera complicaçoes durante a gestaçao???

    ResponderExcluir
  20. minha cachorra tem essa doença, ela pode ficar de cria? sera que tera complicaçoes durante a gestaçao????

    ResponderExcluir
  21. Fiz um blog contando o problema do meu cachorro para tentar encontrar ajuda e depois poder ajudar alguém com o mesmo problema. O endereço é www.dosimba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Os proprietários do blog se reservam o direito de não publicar comentários de Anônimos. Se você acha que pode falar o que quiser, identifique-se com nome completo e telefone. Não se esconda atrás do anonimato.

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template