Diretoria de Vigilância Ambiental recebe cerca de 15 animais abandonados por dia, e a maioria fica nas gaiolas por muito tempo. Funcionários pedem que a comunidade adote
Filhotes saudáveis e vacinados contra a raiva aguardam no canil da Zoonoses: há mais de 65 animais à espera de novos donos |
Todos os dias, cerca de 15 cães e gatos são abandonados na Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival — Zoonoses). Desses, apenas seis são adotados diariamente, no máximo. Alguns acabam sacrificados porque testaram positivo para leishmaniose, mas grande parte fica por muito tempo nas gaiolas do canil. Atualmente, há mais de 65 animais no local, e a maioria está lá aguardando adoção: não têm doenças e estão vacinados contra a raiva.
De acordo com o órgão, os abandonos acontecem geralmente em casos de mudança para casas menores, alergias, impossibilidade de cuidar e quando as fêmeas têm filhotes. Na Zoonoses, também acabam sendo acolhidos animais de rua, embora essa não seja a função do canil. “Nós não somos um abrigo, aqui é o centro de controle de zoonoses. Nossa finalidade não é essa. Mas os animais ficam soltos, não há um órgão com essa finalidade de acolhê-los, então, a gente assume essa responsabilidade”, argumenta Cleide Santana, médica-veterinária.
Na tarde em que a reportagem do Correio visitou a Zoonoses, duas ninhadas de gatos foram abandonadas no local. A triste realidade contrasta com os finais felizes que acabam acontecendo: muita gente procura o órgão para dar aos bichinhos rejeitados um novo lar.
Fonte: Correio Braziliense
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !