O site bom prá cachorro!
Home » , » Vacinação de cães e gatos da área rural do DF neste sábado

Vacinação de cães e gatos da área rural do DF neste sábado

Written By CACHORRO BOM on sexta-feira, 24 de agosto de 2012 | 17:33


Neste sábado (25), a Secretaria de Saúde promove mais uma Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na área rural do Distrito Federal  
A meta é vacinar 80% dos cerca 30 mil cães e gatos. Das 9h às 17h, estarão disponíveis 178 postos em 16 localidades. A campanha na área urbana só acontece em setembro, nos dias 15 e 22.

O objetivo é prevenir a raiva animal para evitar a ocorrência de casos de raiva humana no DF. A ação pretende vacinar todos os cães e gatos com idade superior a três meses. A população estimada de cães e gatos no DF (área urbana e rural) é de 344.518 animais.

A vacinação da área rural será realizada por meio de postos fixos e volantes, localizados em postos de saúde, residências, escolas, comércios e outros estabelecimentos (confira relação de postos anexa). Em cada posto haverá dois ou mais vacinadores, conforme a densidade populacional, e terá o apoio de técnicos da Emater-DF.

A vacinação de cães e gatos, segundo o médico veterinário da Diretoria de Vigilância Ambiental, Laurício Monteiro, é a única maneira de prevenir o surgimento da raiva em humanos, uma doença letal que não está erradicada no Brasil e no mundo.

O único caso de raiva humana registrado no Distrito Federal foi em 1978, mas foram notificados cinco casos no país em 2012. Foram dois no Maranhão, um no Ceará, um em Minas Gerais e um no Mato Grosso. Em cães foram registrados 31 casos – 29 no Nordeste e dois no Sudeste. – e outros dois casos em gatos, também nas mesmas regiões.

A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta 100% de letalidade (somente três casos de cura no mundo). Tem como hospedeiro, reservatório e transmissor o animal infectado pelo vírus da raiva que transmite a doença aos humanos através de mordedura, arranhadura ou lambedura. Apresenta dois ciclos básicos de transmissão - urbano: cujos principais reservatórios são os cães e gatos, e silvestre, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.

Clique no link e confira a lista de postos de vacinação:
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template