O site bom prá cachorro!
Home » , » Número de animais com leishmaniose cresce 27,2% no Distrito Federal

Número de animais com leishmaniose cresce 27,2% no Distrito Federal

Written By CACHORRO BOM 619.98128200 on terça-feira, 21 de agosto de 2012 | 12:01

 - Por Thaís Paranhos, do Correio Braziliense -  
O número de casos de leishmaniose preocupa donos de animais de estimação, principalmente dos que moram nas regiões de maior incidência da doença   
Em Sobradinho e no Jardim Botânico, por exemplo, as administrações de condomínios têm realizado campanhas para alertar os moradores sobre o perigo. E há motivos para a mobilização.
Do início do ano até agora, 585 animais foram diagnosticados com a moléstia, número superior ao contabilizado no ano passado, quando 460 exames apresentaram resultado positivo. Um aumento de 27,2%. De janeiro a junho de 2012, a Secretaria de Saúde notificou 34 pessoas de janeiro a junho de 2012, das quais 20 foram confirmadas posteriormente com a doença do tipo visceral.

Se comparado ao mesmo período de 2011, o total de casos aumentou, passou de 19 para 20.
A maior parte deles é de não autóctones, ou seja, os pacientes contraíram a doença fora do DF.
Mas a quantidade de pessoas que pegou leishmaniose visceral aqui registrou alta.
Quatro no primeiro semestre contra dois nos primeiros seis meses do ano passado. Dois casos foram registrados em Sobradinho, um no Lago Sul e um na Fercal. De janeiro até agora, houve duas mortes no Distrito Federal, mas os pacientes vieram de Goiás e do Maranhão.
José Maria, que mora no Condomínio RK, não descuida da saúde dos cachorros da casa: testes periódicos. Foto: Breno Fortes CB/DAPress.  
Exames gratuitos
Preocupado com a possibilidade de ser atingido pela moléstia, o militar aposentado José Maria de Oliveira, 54 anos, morador do Condomínio RK, em Sobradinho, não descuida do asseio no ambiente em que dormem os cachorros da casa. Além disso, faz testes periódicos nos animais, três fêmeas. “O pessoal da Vigilância Sanitária vem aqui todo ano e colhe material para exames. Elas também tomam vacina anualmente”, conta. E é no condomínio onde mora José Maria que a administração decidiu fazer uma campanha. No sábado, houve uma ação para conscientizar a respeito dos cuidados com os bichinhos. Em outros parcelamentos, panfletos foram distribuídos e cartazes afixados em áreas comuns com o objetivo de alertar sobre a ameaça.

Seminário
O Iº Seminário sobre Leishmaniose Viceral Canina será realizado nos dias 25 e 26 de agosto de 2012, em Brasília, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A entrada é Gratuita.
INFORMAÇÕES:
http://www.proanima.org.br/noticias/i-seminario-sobre-leishmaniose-visceral-canina-25-e-26-de-agosto-de-2012/


Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template