Imunização ocorre no Jardim Chapadão, nesta quinta-feira (2), às 8h30.
Cerca de 60 funcionários vão visitar o bairro para visitar residências.
Após a confirmação de raiva animal em um morcego encontrado no Jardim Chapadão, em Campinas (SP), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promove bloqueio no bairro nesta quinta-feira (2). A vacinação de animais será a partir das 8h30.
De acordo com a Vigilância em Saúde (Visa) Norte, o morcego é da espécie que se alimenta de frutas. Este é o primeiro caso confirmado da doença em morcego em 2013 na cidade. No ano passado foram 11 casos positivos.
De acordo com a prefeitura, cerca de 60 funcionários vão percorrer 1,3 mil imóveis na região da Fazenda do Chapadão para identificar as casas que possuem gatos e cachorros, verificar a cobertura vacinal dos animais, e para orientar os moradores.
A Visa Norte informa ainda que estes morcegos costumam ficar abrigados em copas de árvores, nos forros das casas ou em prédios.
É preciso ficar atento se os morcegos aparecerem em locais não habituais, como lugares com sol ou voando durante o dia.
Se isso ocorrer, é necessário acionar a autoridade sanitária porque este comportamento pode indicar que o animal pode estar doente.
A raiva é uma doença que atinge os mamíferos e pode ser transmitida aos homens sendo, uma zoonose. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.
Serviço
A Anvisa informa que não se deve tocar em morcegos, vivos ou mortos. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pode ser acionado pelo telefone (19) 3245-1219. As informações podem ser obtidas pelo telefone 156.
Do G1 Campinas e Região
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !