O site bom prá cachorro!
Home » , , , » Páscoa: Chocolate faz mal e intoxica os cães.

Páscoa: Chocolate faz mal e intoxica os cães.

Written By CACHORRO BOM on quinta-feira, 28 de março de 2013 | 19:25

Chocolate branco, preto, com passas ou com avelã. É bom deixar esses doces longe dos cães e gatos. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhea Cassuli Lima dos Santos, o chocolate contém um conservante, a teobromina, que intoxica os cães, provocando um aumento na frequência cardíaca.

A teobromina é um conservante que está presente no cacau e é bem tóxico para os cães, como se fosse um veneno. Os gatos também são sensíveis, mas os cachorros acabam sofrendo mais. Vale lembrar, também, que a gordura e o açúcar presentes no chocolate predispõem à gastrite, pancreatite e gastroenterite”, explica a veterinária.

O conservante estimula o sistema nervoso central e pode causar tremores musculares, acelerar a frequência cardíaca e ter efeito diurético. “Em muitos casos, os cães chegam bem desidratados. Os sinais podem começar de seis a dez horas depois da ingestão. O animal pode demonstrar bastante sede, vômito, diarreia e ficar bem inquieto”, lembra a veterinária.

Segundo Rhea, quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de teobromina. Mas ela esclarece: os chocolates brancos são tão perigosos quanto os demais. “O cuidado deve ser o mesmo, porque o chocolate branco tem mais gordura”.

A intoxicação por teobromina varia de paciente para paciente e é relacionado mais à sensibilidade do cão do que em relação à dose oferecida. “Alguns animais têm reação negativa já com uma dose pequena, outros não. Então, varia bastante”, acrescenta a veterinária.

Para os tutores que quiserem dar o doce para o cão, existem chocolates específicos para cães, que são isentos de cacau e teobromina, e com quantidade mais baixa de açúcar.

Caso seu cão “roube” um chocolate sem você ver e passe mal, leve-o imediatamente a um médico veterinário, para que se diminuam os efeitos colaterais. “Se não houver um médico por perto, mantenha o animal bem hidratado. Mas caso comece com vômito, retire a comida e a água e leve ao veterinário o quanto antes. É um caso grave e precisa ser avaliado por um profissional”, resume Rhea.
Fonte: Paranashop


Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template