O site bom prá cachorro!
Home » , » Sábado 15 de setembro é dia de vacinação contra a raiva no DF

Sábado 15 de setembro é dia de vacinação contra a raiva no DF

Written By CACHORRO BOM 619.98128200 on terça-feira, 11 de setembro de 2012 | 13:19


Sábado (15 de setembro)  é dia de campanha de  vacinação contra a raiva em  22 cidades do Distrito Federal, de 9 às 17h    
Deverão ser imunizados todos os cães e gatos com mais de três meses de vida, que não foram vacinados na campanha promovida em duas etapas em maio último. 

A exceção é para os animais que tomaram duas doses da vacina, uma em maio e outra trinta dias após, na segunda etapa.  O animal que tomou apenas uma dose em maio e não voltou pra o reforço 30 dias após, deverá ser vacinado nesta campanha novamente.

A Secretaria de Saúde contará com 154 postos de vacinação em Águas Claras, Brasília, Brazlândia, Candangolândia, Cruzeiro, Estrutural, Guara I e II, Itapoã, Jardim botânico, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, São Sebastião, Sobradinho I e II, Sudoeste, Varjão e Vicente Pires. Nas demais cidades, a vacinação destinada aos cães e gatos será no dia 22 de setembro.

A campanha de vacinação urbana é promovida pela Diretoria de Vigilância Ambiental- Dival- da SES-DF, que designou as cidades de Ceilândia, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa e  Maria e Taguatinga para serem inseridas na segunda etapa,  dia 22.
A recomendação dos técnicos que organizam a campanha é que os cães sejam levados aos postos de vacinação mais perto de casa, por pessoas adultas e na coleira. Já os gatos devem ser  transportados até o posto em caixas apropriadas para viagens ou em sacolas do tipo retornáveis. Cadelas ou gatas prenhas também devem ser imunizadas contra a raiva.

Os animais que ainda não completaram três meses de idade poderão ser vacinados  posteriormente, de segunda a sexta-feira , na Diretoria de Vigilância localizada SAIN - Estrada Contorno do Bosque Lote 04 ou nas inspetorias de saúde de  Ceilândia, Guará, Sobradinho, Brazlândia, Planaltina, Núcleo Bandeirante ou Taguatinga.

Raiva no Distrito Federal
O único caso de raiva humana no DF ocorreu em 1978. Ultimamente vem ocorrendo casos de raiva em morcegos (tanto em área urbana quanto em rural), além de bois e cavalos em área rural, o que mantém o risco de ocorrência de casos de raiva humana. Se houver  contato com bois e cavalos com suspeita de raiva, procure o serviço de saúde mais próximo para ver se há necessidade de tratamento profilático (vacinação). Qualquer contato com morcego também deve ser informado ao serviço de saúde.

Conheça a doença
A raiva é uma doença comum aos mamíferos, causada por um vírus que atinge o sistema nervoso central, determinando uma encefalite aguda quase invariavelmente fatal. Inicialmente caracteriza-se por uma sensação de angústia, dor de garganta, cefaléia (dor de cabeça), febre, mal-estar e sensações indefinidas, muitas vezes relacionadas à região da mordedura do animal.

A doença evolui com outras manifestações, como por exemplo: paralisias, espasmos dos músculos da deglutição que, na tentativa de engolir, leva o paciente a ter medo de água (hidrofobia); seguem-se delírios, convulsões e morte. Os principais transmissores da raiva são o  cão, morcego, gato. Outros mamíferos também podem transmitir a raiva, como por exemplo: macaco e outros animais silvestres, além dos animais domésticos de produção - boi, cavalo, porco, ovelha, etc.

Ações importantes para o controle da raiva:
- Vacinar cães e gatos contra a raiva uma vez por ano.
- Sempre que sair com seu animal, leve-o preso a uma corrente. Evite que ele   
  fique solto na rua.

Animal suspeito:
- Cães e gatos: mudam de comportamento, ficam agressivos, não se 
  alimentam e não bebem água, ficam babando.
- Bois: ficam com a boca entreaberta, parecendo engasgados, têm paralisia.
- Cavalos: mudam de comportamento, podendo ficar agressivos, têm paralisia, 
  inicialmente das patas traseiras.
- Morcegos: mudam de comportamento, aparecendo em local e hora não 
  habituais.

Lista de postos de vacinação.
http://www.saude.df.gov.br/sites/100/163/00013413.xls

 - Por Arielce Haine/SecSaude - 
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS

PET SHOPS AGORA SÃO OBRIGADOS A CONTRATAR VETERINÁRIO PARA INSPEÇÃO DIÁRIA NOS ANIMAIS
Medida entra em vigor a partir de 15 de janeiro para garantir bem-estar de animais sob cuidados de estabelecimentos como Pet Shop, Banho e Tosa e Lojas de Ração e Feiras de Animais que vendam ou tenham animais em exposição.
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2011. PROJETO CACHORRO BOM - All Rights Reserved
Template Design by Creating Website Published by Mas Template