sábado, 15 de outubro de 2011

Cuide bem do seu amigo




Monte uma verdadeira guarda à saúde do seu amigão.
Quando vacinar?
As vacinas devem ser repetidas anualmente, pois perdem a validade. Porém, o filhote não deve recebê-las todas de uma vez. Ele somente poderá ser vacinado contra raiva a partir dos quatro meses de idade.
Costume-se a levar o seu amiguinho ao veterinário regularmente.

  Os períodos de vacinação dos filhotes são:
- Aos 60 dias de idade, deve ser aplicada a primeira dose da V8 ou V10 (Cinomose Canina, Adenovirus Canino tipo 1 e tipo 2, Parainfluenza Canina, Parvovirose Canina, Coranavirose Canina, Leptospirose Canina)
- Aos 90 dias de idade, deve ser aplicada a 2ª dose da V8 ou V10 mais a vacina contra Giárdia (verme) e Tosse dos Canis.
- Aos 120 dias de idade repita todas as vacinas mais a Antirábica.

Cuidados especiais:


Sarna---

A grande maioria das sarnas tem cura. Ao primeiro sinal da doença, procure o veterinário. O quanto antes se inicia o tratamento, mais rápida e fácil será a cura.
Pulga e carrapato------
Essa dupla pode transmitir doenças capazes de abalar o seu animalzinho. Doenças causadas por carrapato podem até matar. Há produtos próprios para combater esses parasitas.
Vermes-------
Preserve o seu filhote dos vermes, verdadeiros vilões da vida canina. Seu amiguinho deve ser entregue a você devidamente vermifugado com pelo menos uma dose, mas você dvee repetir a prática em média a cada seis meses. Para os adultos o ideal é fazer um exame protoparasitológico. O nome é esquisito, mas essa ação simples e barata garante a perfeita saúde do cão, evitando doenças.

Preste atenção:
Alteração de apetite, sono exagerado ou cansaço, alterações da sede, da evacuação, espirros, tosses ou problemas respiratórios, secreções no nariz e nos olhos, vômitos ou excesso de salivação, dificuldades respiratórias, queixas, choros que indiquem presença de dor. Leve seu amigo urgente ao veterinário pois perceber a manifestação de qualquer um desses sintomas.
Ele pode estar doente.

Os nomes das principais doenças que podem atingi-lo são assustara, mas você pode evitar todas por meio da prevenção.



  alergia
 anemia artrose (osteoartrose)
 babesiose berne "bicho-de-pé"
 "bicho geográfico"
 brucelose  cálculos urinários câncer: entenda o que é cardiologia (doenças do coração) cinomose coprofagia  coronavirose dentes quebrados  dermatologia (doenças de pele) dermatologia: alterações na cor da pele e pelagem dos animais  diarréia diabete  dirofilariose ("verme do coração") displasia coxo-femural doenças do cão idoso  epilepsia erlichiose escaras de apoio
 estresse febre maculosa 
 fístulas dentárias giardíase  glândulas anais, doença das hepatite viral canina
 insuficiência renal 
 intoxicações (envenenamentos) intoxicação por chocolate intoxicação por "chumbinho" (veneno de rato) 
 lágrima, manchas de 
 leishmaniose leptospirose linfoma micoses miíase (larvas de mosca) nefrites odontologia (doenças dentárias) obesidade oftalmologia (doenças nos olhos) oncologia: tumores oto-hematoma  otites
 ouriço: seu cão já mordeu um?
 papilomas (verrugas)
 paralisias 
 parvovirose parainfluenza
 perfurações causadas por ossos 
 picadas de cobras  picadas de moscas piodermatite 
 piolhos  piometra protozoários nas fezes  pseudogestação pulgas, doença causadas por raiva sarna (escabiose) sarna demodécica (negra)  sarna de ouvido
 seborréia
 tártaro (doença periodontal) torção gástrica  tosse dos canis toxoplasmose tumores tumor venéreo transmissível  vermes  viroses (cinomose, hepatite,coronavirose, parvovirose, parainfluenza) viroses, cuidados para evitar  zoonoses
Webanimal
www.webanimal.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os proprietários do blog se reservam o direito de não publicar comentários de Anônimos. Se você acha que pode falar o que quiser, identifique-se com nome completo e telefone. Não se esconda atrás do anonimato.