Projeto Cachorro Bom!!!
A Babesiose é uma doença causada por um protozoário não transmissível ao homem. A transmissão para o cão se dá pela picada de um carrapato infectado (Rhipicephalus sanguineus). O carrapato pica um cachorro doente, se infecta e vai picar um cão sadio, transmitindo assim a babesiose. O parasita (babesia) infecta os glóbulos vermelhos do sangue, local onde se multiplica.
Sangramento Nasal e Sangramento na ponta das orelhas.
Este é o nosso Golden que pegou a doença do carrapato quando percebemos já estava avançada, ele tava comendo normal, não aparentava doente, foi de repente pela manhã começou a sangrar e muito saia pedaços de sangue!! Ai vai uma dica: fica sempre alerta com qualquer modificação no comportamento do seu companheiro e pergunte ao veterinario tem que agir rápido antes que seja tarde!!!
No nossos cães sempre usamos ,Neo Doxicilin 100mg ou de 200 mg ïndicação do Veterinario"
Às vezes, um ou dois carrapatos que estejam carregando formas infectantes dos protozoários causadores dessas enfermidades são o bastante para que o cão contraia uma dessas doenças.Assim, o controle do carrapato deve ser constante e qualquer sinal de apatia, febre, falta de apetite e mucosas (gengivas ou conjuntiva) pálidas em cães que costumam ter carrapatos, é motivo de uma visita ao veterinário, para detecção da Babesia ou da Erlichia. Elas são tratáveis quando diagnosticadas a tempo.
Infelizmente, não há nenhum esquema de tratamento preventivo. Se o cão frequenta áreas infestadas por carrapatos, ele certamente irá pegá-los. Regiões com vegetação em sítios ou fazendas, são os lugares mais comuns. Porém, existem muitos casos de pessoas que tem problemas com carrapatos dentro de seus canis ou quintais e até em apartamentos. Às vezes, num passeio a uma praça ou parque, o cão pode se infestar.
E como combater o carrapato?
Assim como as pulgas, o carrapato não é um problema só do animal, mas sim do ambiente. O carrapato, em todos os seus estágios de vida (desde larva até adulto), é muito resistente. Combater o carrapato é difícil. Você pode eliminá-lo do cão facilmente com banhos carrapaticidas, porém, o inimigo que você não vê, ou seja, os ovos e larvas, estão no ambiente e nele sobrevivem durante meses. Muitos são os casos de proprietários que vivem combatendo o carrapato no cão, mas nunca conseguem exterminá-lo por completo.Procure orientação em casas Agropecuarias, PetShop e Veterinarios.
Um outro detalhe é que os carrapatos colocam seus ovos na vegetação e também em frestas das paredes e piso. Dessa forma, todos esses lugares têm que ser tratados e não somente os cães. Quem tem na vizinhança terrenos com mato, criação de animais como cavalos e gado, pode sofrer com os carrapatos, pois esses parasitas são capazes de escalar altos muros em busca de alimento. Se isso estiver ocorrendo, é preciso controlar a infestação também na parte externa.
Um combate eficaz ao carrapato inclui:
No animal:
Banhos carrapaticidas: quando a infestação é grande, repetir os banhos a cada 15 dias;
Animais de pelos longos devem ser tosados no verão, época em que o calor e umidade fazem com que a incidência de carrapatos aumente muito;
Produtos carrapaticidas de longa duração, em gotas para aplicação tópica (local) ou spray, podem ser aplicados, a critério do veterinário.
Dúvidas: nos consulte:
Projeto Cachorro Bom!!!
Sugestoes e duvidas mande mensagens para redação.
WhatsApp: (61) 8171-2020
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !